Terrorismo

 
Tropas americanas já estão em território Afegão
fonte:CNN - 19/10/2001

WASHINGTON - Tropas americanas já estão em território afegão, informou uma alta autoridade do governo americano em Washington citada pela rede de TV americana CNN. Segundo a fonte, o movimento dos soldados corresponde à  mudança da natureza da operação militar na campanha antiterror.
Aviões americanos prepararam o terreno com intensos bombardeios desde o dia 7 de outubro.
Segundo a fonte, as tropas estão operando no sul do Afeganistão, mas o número preciso de soldados ainda é desconhecido:
- É um número muito limitado.

Os soldados foram enviados recentemente para realizar tarefas "consistentes com a mudança de natureza da operação" contra o regime do Talibã e a organização Al Qaeda, de Osama bin Laden.
A fonte recusou-se a ser mais específica sobre o número de soldados ou a fornecer detalhes sobre a operação, limitando-se a dizer que o uso das Forças Especiais sempre fez parte dos planos para a campanha militar dos EUA.
Ao contrário da semana passada, os Estados Unidos não interromperam os ataques em respeito à  sexta-feira, considerada sagrada pelos muçulmanos. Pela manhã (tarde no Afeganistão), aviões americanos bombardearam as cidades de Cabul, Jalalabad e Kandahar.
Segundo testemunhas, os prédios onde estão instaladas as emissoras de televisão Al-Jazeera, do Qatar, e a americana CNN, teriam sido atingidos, mas nenhum funcionário ficou ferido.



Voltar para a página do Atentado