Terrorismo


Bagdá acorda transtornada com incursão americana

Fonte: Globonews e Agências Internacionais - Domingo - 06.04.2003

BAGDÁ - Forças americanas receberam reforços e armaram três frentes de ação ao redor de Bagdá neste domingo, um dia depois de soldados da 3ª Divisão de Infantaria terem realizado a primeira incursão na capital iraquiana. A rede de TV CNN afirmou que tropas e tanques da Infantaria entraram novamente hoje em Bagdá e chegaram ao centro da capital numa 'missão de reconhecimento', mas a informação não foi confirmada oficialmente. O Comando Central dos EUA disse que a operação de sábado, que durou três horas, deixou entre dois mil e três mil iraquianos mortos. Neste domingo, bombas e disparos de artilharia atingiram áreas comerciais e residenciais no centro.

Ao despertar hoje, a cidade de cinco milhões de habitantes carregava os sinais da breve porém devastadora invasão do dia anterior - que marcou o clímax do avanço das tropas americanas por terra e o começo da batalha por Bagdá. O cenário da capital estava mudado. Em poucas horas, o centro se vestiu para guerra. Tropas da Guarda Republicana, com as inconfundìveis insígnias triangulares vermelhas, ocuparam casas ao longo da linha de frente. Tanques, veículos blindados e peças de artilharia surgiram em todos os cantos da cidade.

Pela primeira vez desde o começo da guerra, os milicianos do temido grupo Mártires de Saddam apareceram carregando lançadores de granada nas ruas. O governo do Iraque decretou toque de recolher, proibindo que se saia ou entre da cidade entre as 18h e 6h (horário local). Milhares de moradores já fugiram para escapar da batalha urbana.

Do lado de fora da cidade, os EUA acumulam tropas. Segundo o site da emissora britânica BBC, uma coluna de dois mil veículos blindados que atravessou o rio Eufrates e se dirigia à capital neste domingo. Estes soldados se juntarão a duas outras equipes de brigada que estão posicionados perto da cidade. Uma delas é formada por soldados da 3ª Divisão da Infantaria e está baseada no aeroporto de Bagdá, a oeste da cidade. Foram eles que lançaram a incursão de sábado. A outra força, formada por fuzileiros navais, está posicionada na periferia sudeste da cidade.


Voltar