Terrorismo

 
Revista Time diz que tríplice-fronteira financia Bin Laden
Fonte: Terra Online

Sexta, 23 de novembro de 2001, 15h18

A revista norte-americana Time publicou hoje reportagem afirmando que o grupo terrorista Al-Qaeda, de Osama Bin Laden, principal suspeito dos ataques aos Estados Unidos em 11 de setembro, seria em parte financiado com dinheiro de contrabandistas instalados da tríplice-fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai. Ainda de acordo com a revista, a Al-Qaeda também receberia dinheiro da Tanzânia e de países do Oriente Médio.

A reportagem aponta a região de Foz do Iguaçu como um dos pilares da sobrevivência da Al-Qaeda caso Osama Bin Laden seja morto durante os ataques ao Afeganistão. De acorco com a Time, os contrabandistas muçulmanos da tríplice- fronteira integram uma rede internacional responsável por doações a grupos extremistas que atingem U$ 300 milhões ao ano.

O governo brasileiro nega a existência de células terroristas no País. Em recente viagem aos Estados Unidos, Fernando Henrique Cardoso conversou sobre o assunto com o presidente norte-americano, George W. Bush, e disse em entrevista à rede CNN que nenhuma investigação conduzida pela polícia brasileira indicou a atuação de pessoas ligadas aos terroristas da Al-Qaeda.

Leia mais:
» Tudo sobre a crise iniciada pelos atentados
» A nova ameaça do terror: armas químicas e biológicas
» Ao vivo: as últimas informações
» Veja as galerias de fotos
» Veja no mapa os locais atacados pelos EUA
» Flash: como foi o primeiro ataque antiterror
» A cronologia da 1ª guerra do século 21
» NY24h: Saiba como está Nova York
» Informática: Internet e o terror nos EUA



Voltar