Terrorismo


EUA enviam mísseis Patriot para defender bases no Kuwait

Fonte: Globonews - Quarta-feira, 25/09/2002 - 17h00m


KUWAIT - Os Estados Unidos estão enviando mais baterias de mísseis Patriot para o Kuwait a fim de defender suas bases aéreas, num ato que parece ser um preparativo para uma possível guerra americana contra o Iraque, disseram na quarta-feira fontes da área de segurança.

- Há um plano para Patriots adicionais, o que é lógico no sistema de planejamento a médio prazo (para uma possível guerra) - disse uma fonte ocidental de Defesa.

Outra fonte de defesa disse que quatro baterias de mísseis Patriot chegaram por mar e ar ao Kuwait para distribuição ao redor das bases de Ali al-Salem e Ahmad al-Jaber, que são usadas por aviões americanos e britânicos na proteção da zona de exclusão, na área no sul do Iraque.

Os Patriot podem derrubar mísseis disparados, como os Scud, de origem soviética, que o Iraque supostamente armazena. Autoridades americanas recusaram-se a comentar diretamente o assunto.

Parte do equipamento foi para o Kuwait para os próximos exercícios americanos. Fontes de defesa disseram que uma unidade de fuzileiros navais dos EUA estão se preparando para um exercício anual no próximo mês.

Reuters



Voltar