Terrorismo


Inspetores terão acesso ilimitado a instalações no Iraque

Fonte: Globonews - Terça-feira, 24/09/2002 - 17h00m


BAGDÁ - Os inspetores de armas das Nações Unidas terão acesso ilimitado a qualquer instalação que eles quiserem inspecionar no Iraque, informou hoje Amir al-Saadi, conselheiro do presidente Saddam Hussein. A afirmação veio como resposta ao dossiê divulgado hoje pela Grã-Bretanha, onde o país afirma que Bagdá poderia lançar armas de destruição de massa até 45 minutos depois de uma ordem dada por Hussein.

Iraque pede que Blair entregue dossiê sobre armas no país

BAGDÁ - O conselheiro do presidente iraquiano Saddam Husseim, Amer Rashid, pediu hoje que o primeiro ministro britânco Tony Blair entregue seu dossiê para as autoridades do país. Neste momento, Rashid responde às acusações do primier britânico, em entrevista coletiva, em Bagdá. - Convidamos os Sr. Blair a passar o dossiiê para a UNMOVIC (Comissão de Inspeção e Verificação das Nações Unidas) e para a IAEA (Agência Internacional de Energia Atômica) - disse Rashid.

LONDRES - O primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Tony Blair, disse há pouco, durante a apresentação de seu dossiê no Parlamento britânico, que o programa de armas de destruição de massa do Iraque 'está em atividade e em expansão'. Blair disse ainda que a comunidade internacional deve se unir para desarmar o Iraque, afirmando que ninguém quer um conflito militar.

Reuters



Voltar