Terrorismo


Vice-presidente dos EUA diz que novo atentado é ''praticamente certo''

Da Folha Online - 19.Mai.2002


"Pode acontecer amanhã, na próxima semana, no próximo ano'', disse Cheney à rede de TV Fox.


19.05.2002 - Al Qaeda pode atacar prédios, diz FBI


O vice-presidente norte-americano, Dick Cheney, afirmou hoje que a perspectiva de um novo atentado terrorista por parte da rede Al Qaeda é ''praticamente uma certeza''.

''Acredito que a perspectiva de um atentado no futuro é praticamente uma certeza (...). Pode acontecer amanhã, na próxima semana, no próximo ano'', disse Cheney à rede de TV Fox.

Ao ser questionado se tinha conhecimento de que a rede terrorista Al Qaeda, de Osama Bin Laden, responsabilizada pelos atentados do dia 11 de setembro contra Nova York e Washington, preparava um novo ataque, Cheney disse: ''supomos que sim''.

FBI
Ontem o FBI informou que a rede terrorista Al Qaeda pode estar planejando um novo ataque a prédios residenciais americanos.
Segundo a porta-voz do órgão Debra Weierman, o FBI recebeu informações de que líderes da Al Qaeda estariam cogitando a possibilidade de alugar apartamentos nos EUA e usá-los para colocar explosivos.

''Nós não temos indicações de que este projeto tenha saído do papel'', disse Debra. ''Mas, para sermos prudentes, enviamos a informação aos escritórios e à força conjunta antiterrorista na semana passada'', acrescentou a porta-voz, ressaltando que as informações são ''imprecisas''.

Ataque ''mais doloroso''
Uma entrevista publicada pelo jornal árabe ''Asharq Al-Awsat'', editado em Londres, Abdul Azeem Muhajer, identificado pelo diário como o mais alto comandante do Al Qaeda, afirmou que o grupo prepara um novo atentado ''ainda mais doloroso'' que os de 11 de setembro nos Estados Unidos.

O terrorista advertiu que as operações do Al Qaeda não se limitam a uma determinada região geográfica e garantiu que o líder Osama bin Laden e o mulá Mohamed Omar estão vivos. Segundo Muhajer, eles estariam dando seguimento a seu dever de combater os americanos e seus aliados.

Hoje, o jornal britânico ''Sunday Times'' publicou uma matéria sobre a existência de um novo vídeo em que aparece Osama bin Laden. Algumas dessas imagens teriam sido filmadas em março, provando que ele estaria vivo.



Voltar