Terrorismo

 

Bush admite que não sabe onde está Laden
Sexta Feira - 28.Dez.2001
Fonte: Veja Online


Sexta-Feira - 28.12.2001 - Em pronunciamento, o presidente americano disse que perdeu as pistas sobre o paradeiro do dissidente saudita. "Nós simplesmente não sabemos. Há todo tipo de notícias e todo tipo de especulação." Bush ainda afirmou que a missão no Afeganistão continuará.


O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, disse nesta sexta-feira que o exército americano perdeu as pistas sobre o paradeiro do Osama bin Laden. Mas afirmou que o dissidente saudita está sob perseguição cerrada e será pego em breve.

"Ele está fugindo, se estiver se movimentando. Nós não sabemos se ele está em uma caverna com a porta fechada ou em uma caverna com a porta aberta. Nós simplesmente não sabemos. Há todo tipo de notícias e todo tipo de especulação", disse Bush em seu rancho no Texas, onde está descansando.

O presidente acrescentou que não sabe se Laden, que é acusado de planejar os ataques de 11 de setembro nos Estados Unidos, ainda é capaz de dar ordens para o que resta do grupo al-Qaeda. "Há três meses Osama Bin Laden estava no controle do Afeganistão; e agora ele não está mais."

Na quinta-feira, o ministro de Defesa do governo interino do Afeganistão, Mohammed Fahim, afirmou que Laden estaria no vizinho Paquistão. Mas a informação foi negada por autoridades paquistanesas. Fahim disse ainda que não existem mais combatentes do regime deposto do Talibã nem homens do al-Qaeda na região. Por isso, diz ele, os bombardeios americanos poderiam parar. As autoridades americanas disseram, no entanto, que nenhum pedido oficial pelo fim das missões na área foi feito.




Voltar