Terrorismo


Prisioneiros americanos mostrados na TV Iraquiana são resgatados

Fonte: Globonews e Agências Internacionais - Domingo - 13.04.2003

Encontrados soldados dos EUA que tinham sido presos e mostrados na TV pelo regime de Saddam - Sete soldados americanos que tinham sido capturados e mostrados na TV pelo regime de Saddam Hussein foram foram encontrados depois que os iraquianos que os mantinham presos fugiram devido ao avanço das tropas da coalizão na cidade de Tikrit.
Os soldados foram encontrados perto de Samara, na estrada que leva à cidade natal de Saddam, alvo dos últimos combates. Entre os soldados encontrados estão dois pilotos de um helicóptero Apache - Ronald Young Jr e David Williams.A família de Soshana Johnson, a militar negra do Kansas - que quando foi presa pelos iraquianos apareceu na TV visivelmente apavorada - foi informada de que ela está no grupo dos prisioneiros encontrados Segundo a MSNBC, a família do sargento James Riley, 31 anos, que também tinha sido capturado junto com Soshana, também recebeu confirmação do Pentágono de que ele está a salvo.

Em entrevista à Fox, o general Tommy Franks contou como os soldados foram encontrados perto da estrada: 'Quando os Mariners estavam na estrada em direção a Tikrit, alguém veio e disse 'vocês vão encontrar alguns americanos'."

Tikrit, última grande cidade sob domínio iraquiano, resiste aos EUA - CAMPO AS SAYLIYA - No início, uma tomada sem resistência. Depois, confrontos entre iraquianos e americanos em Tikrit, última grande cidade sob o poder dos iraquianos. O combate incluiu tanques. Os americanos atacaram com helicópteros Cobra e caças americanos F-18. As tropas iraquianas estavam em esconderijos blindados e enfrentaram os fuzileiros navais americanos: no primeiro confronto, 15 iraquianos morreram. Depois houve um novo confronto. Segundo a CNN, militares dizem que pelo menos 2.500 iraquianos estão em combate


Voltar