ENCONTRO REALIZADO DIA 10 DE MARÇO TEVE A PARTICIPAÇÃO DE QUASE 100 ASSOCIADOS
15.03.2007

Mais de 90 associados de Sorocaba e região compareceram no último dia 10 de março ao Encontro realizado pela AFABAN SOROCABA na sede social do Banespinha.

A AFABAN, convocou o encontro com a finalidade de esclarecer, debater e dirimir dúvidas quanto ao Plano V, Cabesp, Ações na justiça, FAM, Cooperativa de Créditos, seguros e outros assuntos de interesse dos associados. Como convidados compareceram os seguintes colegas:

Nelson Ortigoza - Diretor Presidente da Abesprev;
Dijalma Alves de Carvalho - Diretor Financeiro da Abesprev;
José Domingos Regina - Conselheiro da Abesprev e presidente da Banesmútuo;
João Batista da Silva (Cipó) - Conselheiro da Abesprev;
Nilo Bazzarelli - Comissão organizadora da Cooperativa;
Adão Pedrosa - Comissão organizadora da Cooperativa.

O encontro transcorreu em clima de cordialidade e muita participação dos associados. A maior preocupação era sobre a criação do Plano V Banesprev. O convidado Sr. Nelson Ortigosa, atual presidente da Abesprev, conhecedor profundo de todos os Planos, fez uma palestra sobre o BANESPREV, desde a fundação da entidade em 1987, passando pela criação do Plano I, II, III, Pré 75 e finalmente o Plano V.
Todos tiveram a oportunidade de participar fazendo perguntas que foram respondidas pelo convidado.
Ficou patente mais uma vez que nossa disposição e mobilização para a luta deve continuar em defesa dos nossos direitos.

Ação Gratificações/PLR - Foram tratados assuntos relativos às ações coletivas principalmente a da Gratificação Semestral, que já está no TST, aguardando julgamento em última instância que poderá acontecer na pior das hipóteses até o final deste ano, e a expectativa é que o ano de 2008 fique marcado na história como a “Ano da volta do pagamento das Gratificações”

Ações IGP-DI - Nosso presidente João Américo explanou sobre as dificuldades enfrentadas pela Dra. Paola nas ações individuais plúrimas de IGP-DI, pois quando uma ação tem a sentença improcedente, é necessário o recolhimento de custas processuas para que o processo suba para o Tribunal. Para que nenhum grupo seja prejudicado, a Afaban está arcando com as custas dos associados que não depositam os valores por eles devidos. Mais uma vez a Afaban esclarece que o associado ao entregar a relação de documentos para dar entrada na ação, entregou também uma autorização para débito em sua C/C. Por isso, pedimos a colaboração dos associados que quando solicitado, faça o depósito correspondente para assim evitar débito automático efetuados com base na autorização entregue pelo associado ao escritório da Dra. Paola.

Cesta Alimentação – Foi informado aos presentes pelo associado José Nazareth Ragazzini que esse tipo de ação está tendo sucesso e muitos banespianos já ganharam esse benefício. Com base em Acórdão existente, o escritório da Dra. Adriana Rolim Ragazzini está a disposição dos associados - Fone (15) 3217.8723 - que desejarem esclarecimentos para ingressarem com essa ação.

Ação de Cumprimento – O João Américo fez um relato sobre essa ação que está sendo movida pelo Sindicato dos Bancários através do Dr. Mauro. Foi informado que a base territorial abrangente pelo Sindicato é muito grande e para que nenhum banespiano ficasse de fora da ação, foi necessário o ajuizamento de 13 ações em localidades diferentes. Por tratar-se de um assunto novo para os juizes, essa ação é um tanto complicada. Até o momento tivemos sentença favorável apenas em Itararé, mas a chance de sucesso existe em instâncias superiores. Outras Afabans já conseguiram sucesso em 2ª Instância. Em nosso último informativo foi enviado um termo de adesão exclusivamente aos associados que não optaram pela cláusula 44ª e até o momento já aderiram xx associados.

Cooperativa de Crédito – O convidado Sr Nilo Bazzarelli (Comissão Organizadora da Cooperativa) informou que um grupo de banespianos estão fundando uma Cooperativa de Crédito e que todos os banespianos poderão participarem como associados. Foi esclarecido aos presentes o que é uma Cooperativa de Crédito, seus objetivos, como funciona e qual a responsabilidade de seus administradores. No final foram distribuídos fichas de inscrição e adesão a todos os presentes. Foram deixados alguns kits na Afaban para quem desejar mais informações.



Voltar para Notícias da Afaban